Você está aqui: INPE / Divisão de Astrofísica / Sala de Imprensa / Leia na íntegra

Notícia

Abertas inscrições para workshop sobre dados GNSS em estudos ionosféricos

por INPE
Publicado: Jan 23, 2013
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 23 de janeiro de 2013

Imagem Abertas inscrições para workshop sobre dados GNSS em estudos ionosféricos

Até 31 de janeiro estão abertas as inscrições gratuitas ao workshop sobre o uso de dados GNSS (Global Navigation Satellite Systems) nas pesquisas da ionosfera em baixas latitudes. O evento, que acontece de 6 a 17 de maio em Trieste, na Itália, está relacionado ao projeto Monitoring Ionosphere Over South America (MIMOSA), que tem o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) entre os participantes.

O workshop terá os seguintes tópicos: Fundamentos e Aplicações de GNSS; Conceitos de ionosfera e efeitos do clima espacial; Ionosfera em baixas latitudes; Dados ionosféricos obtidos com GNSS; Modelos ionosféricos; Irregularidades ionosféricas em baixas latitudes; Assimilação de dados nos modelos ionosféricos; Caracterização e previsão da ionosfera em baixas latitudes; Diferenças longitudinais na ionosfera das baixas latitudes; Efeito da ionosfera em baixas latitudes em sistemas de navegação via satélite.

Mais informações sobre o evento e inscrições no endereço:
http://cdsagenda5.ictp.trieste.it/full_display.php?ida=a12180

MIMOSA

O projeto MIMOSA irá mapear os sistemas e instalações existentes na América do Sul para o monitoramento da ionosfera. Participam do projeto o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia e a Politécnica de Torino, ambos da Itália, e a Universidade de Nottingham, do Reino Unido. Na América do Sul, o MIMOSA tem a colaboração do INPE, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e da Universidade Nacional de Tucuman, da Argentina.

Em fevereiro, o INPE realiza em São José dos Campos um workshop do projeto para promover a colaboração com universidades e instituições públicas e privadas na América do Sul e, ainda, identificar os sistemas atuais de monitoramento da ionosfera (GNSS e outros).


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.