Notícia
Diretor abre workshop sobre pesquisa ionosférica
São José dos Campos-SP, 26 de fevereiro de 2013
O diretor Leonel Perondi abriu o workshop do projeto Monitoring Ionosphere Over South America (MIMOSA) realizado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos, nesta terça-feira (26/2). O objetivo do projeto é avaliar o uso de dados GNSS (Global Navigation Satellite Systems) nas pesquisas da ionosfera em baixas latitudes.
O diretor do INPE ressaltou a importância do desenvolvimento e implantação de infraestrutura para monitorar a ionosfera, bem como da cooperação internacional para aumentar a disponibilidade de dados nesta área do conhecimento. Confira aqui a íntegra do discurso do diretor durante a abertura do Workshop MIMOSA.
Com o apoio da Agência Espacial Europeia (ESA), o projeto MIMOSA pretende mapear sistemas e instalações existentes na América do Sul para o monitoramento da ionosfera.
Participam do projeto o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia e a Politécnica de Torino, ambos da Itália, e a Universidade de Nottingham, do Reino Unido. Na América do Sul, o MIMOSA tem a colaboração do INPE, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e da Universidade Nacional de Tucuman, da Argentina.
Mais informações sobre o projeto MIMOSA na página
http://roma2.rm.ingv.it/en/projects/international/104/MIMOSA
Vincenzo Romano, do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) da Itália, Leonel Perondi, diretor do INPE, e Clezio De Nardin, do Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (EMBRACE) do INPE, durante a abertura do Workshop MIMOSA
© Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.