Notícia
Delegação de Moçambique conhece programas de capacitação e de monitoramento por satélites de florestas e queimadas
São José dos Campos-SP, 13 de maio de 2016
Entre as ações de intercâmbio da “Cooperação Sul-Sul: Brasil e Moçambique”, promovidas pelo Banco Mundial, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) recebeu nesta sexta-feira (13/5) uma delegação do país africano interessada em conhecer as atividades de monitoramento por satélites de florestas e de queimadas.
O diretor do INPE, Leonel Perondi, recebeu representantes da Unidade de Gestão de Fundos Internacionais do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER) de Moçambique, bem como especialistas nas áreas de Gestão de Recursos Naturais, Florestas, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social do Banco Mundial do Brasil e de Moçambique.
Alberto Setzer e Dalton Valeriano, coordenadores dos programas de Monitoramento de Queimadas e Incêndios Florestais e de Monitoramento da Amazônia, mostraram as atividades e tecnologias desenvolvidas pelo INPE que são fundamentais na contenção do desmatamento para proteger a biodiversidade e frear alterações no clima.
A delegação também assistiu a apresentação de Alessandra Gomes, chefe do Centro Regional da Amazônia, sobre “Capacitação em Monitoramento de Florestas: atuação na África”.
O grupo ainda visitou as instalações do Laboratório de Integração e Testes (LIT) e do Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (Embrace).
O pesquisador Alberto Setzer falou sobre o monitoramento de queimadas do INPE
O monitoramento da Amazônia foi apresentado pelo pesquisador Dalton Valeriano
Delegação de Moçambique foi recebida na sala de reuniões da Direção do INPE, em São José dos Campos
© Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.