Notícia
Primeiro cubesat brasileiro completa 5 anos de operação em órbita
São José dos Campos-SP, 21 de junho de 2019

Lançada em 19 de junho de 2014, a primeira missão espacial brasileira baseada em cubesat mantém sua bem-sucedida operação em órbita, superando com folga a vida útil prevista. O cubesat NanosatC-Br1 traduz o pioneirismo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que investe continuamente na capacitação de recursos humanos.
Os dados dos subsistemas de sua plataforma e carga úteis são utilizados em pesquisas sobre clima espacial e fenômenos que impactam a Terra, como a Anomalia Magnética do Atlântico Sul.
O sucesso do NanosatC-Br1 impulsionou outras missões brasileiras com cubesats. Entre os atuais projetos, destaca-se o SPORT, em parceria com a agência espacial norte-americana (NASA), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e universidades dos Estados Unidos.
O projeto NanosatC-Br é coordenado pelo INPE em colaboração com universidades brasileiras e o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB).
Desde o lançamento, há 5 anos, as informações do NanosatC-Br1 são rastreadas e coletadas por uma extensa rede de radioamadores no Brasil e no exterior. Na data do quinto aniversário, os dados (imagens abaixo) foram recebidos na Alemanha por Rainer Rothe e Mike Rupprecht, e retransmitidos a Paulo Leite em Boa Vista (RR), todos radioamadores que colaboram com o projeto desde o início.
Mais informações: www.inpe.br/crs/nanosat
